HORTA - COMPOSTEIRA - REUTILIZAÇÃO DE PNEUS


 


ESTA COMPOSTEIRA FOI PREMIADA NA CHAMADA DA 

ItsNoon -  http://itsnoon.net/

E aí? Você consegue melhorar o local onde vive? Como? 

Promovido pela Fundação Telefônica e Vivo.


Mostro aqui o início da composteira construída com reutilização de pneus.
Este foi o local escolhido por diversos motivos. Era a casa do nosso mini coelho MASCAVO, que já não está entre nós, estava abandonada, como perguntou o jardineiro: "-Estão criando cobra ali naquele cercado?",rs. Um dos principais motivos é que o espaço já está cercado, impedindo nossos cães de entrar e tentar cavar na composteira. Além de quando tiver geada é fácil para proteger.
Limpei o espaço, tirei a grama e replantei em outro local, ao redor do futuro biodigestor anaeróbio com bananeiras, e iniciei o trabalho com os pneus, o primeiro passo foi lavar todos os pneus, separei por raio e modelo de pneu, procurei usar todos com as mesmas medidas.
Nessa foto mostro como é simples fazer o recorte no pneu. Estou utilizando de três a quatro pneus em cada composteira, faça este recorte apenas no pneu que ficará em cima da composteira.
Utilize uma faca bem firme e bem amolada! Essa "rodela" que sobra será utilizada como limitador de grama no pomar que vou plantar em breve!! Mostro no detalhe:
Iniciei o trabalho de pintura, minha dúvida era qual tinta usar, tentei as tintas naturais feitas com terra, mas infelizmente não aderiu ao pneu. Como o objetivo é reaproveitar, resolvi juntar todas as tintas que nós temos na oficina, Tinta látex, acrílico, esmalte, zarcão, e agora já sei, todas essas dão certo, as tintas acrílicas e látex necessitam 3 demão e o esmalte uma só é suficiente, entretanto o rendimento é igual em todas as tintas. Pra facilitar, pendure o pneu, vai te dar mais liberdade para trabalhar, assim por exemplo:
Achei que a tinta látex não iria fixar, mas olha como ficou legal depois de 3 demãos:
Começando a composteira, pelo cantinho do cercado, fixei com duas barras de ferro, por dentro dos pneus:
Por fim, como ficou legal:
Estou compostando cerca de 60 litros de lixo orgânico neste conjunto de 3 pneus, não tem cheiro nem moscas. Estou aguardando cerca de três meses para começar a utilizar a composteira como horta! Rego a composteira diariamente para agilizar o processo de compostagem, em duas semanas começam a "surgir" as primeiras minhocas, uma vez por semana dou uma virada na leira de compostagem!
Olha que irada que está ficando nossa horta orgânica:

Colorindo:
Em breve vou postar o trabalho finalizado com a horta em pleno funcionamento!!!

MÃOS A OBRA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, em breve publicarei seu comentário@@@@